BREAKING NEWS

domingo, 20 de março de 2011

Faça Você Mesmo



A moda do "faça você mesmo" ainda é uma constante em nossas vidas, afinal os resultados nem sempre são satisfatórios, mas a recompensa de saber que somos capazes (ou não) de fazer alguma coisa sempre é muito gratificante. O fato de tentar (e muitas vezes conseguir) por sí só já é uma grande recompensa e como não sou exceção, aproveito para compartilhar uma receitinha do tempo da Vovó, em especial para aqueles que adoram animais, espero que aprovem. Como fazer o sabão antipulgas e carrapatos em casa.

Ingredientes

. 1 barra (200 g) de sabão glicerinado
. 20 ml de óleo de Neem (encontrado em casas de jardinagem ou floriculturas)
. 10 gotas de óleo essencial de cravo, citronela ou eucalipto


Modo de preparo


Em "banho-maria", amoleça o sabão até ficar bem cremoso. Retire do fogo e esfrie até atingir 40ºC (é bom ter um termômetro). Adicione os óleos, mexa bem, ponha em forminhas e leve ao freezer por 20 minutos. Rápido, fácil, barato e eficaz.

Para pulverizar os locais onde ficam os animais e os mesmos, pode-se fazer também, uma diluição de 10ml do óleo de neem (repelente natural, extraído da árvore) para cada litro de água (1%). É importante utilizar um óleo de boa qualidade, muitas marcas no mercado já vem diluídos com outras substâncias.
Também é necessário muito cuidado antes de aplicar em animais alérgicos, começando com pequenas quantidades e observar se houve qualquer problema.

Esta receita também pode ser utilizada como repelente de insetos, para tal, basta aplicar após o banho, em geral 1 ml para cada 10 Kg de peso do seu animalzinho, espalhando bem por todo o corpo. Como cicatrizante de feridas nos animais domésticos, basta aplicar puro diretamente no ferimento. Atenção redobrada para gatos, afinal eles possuem o hábito de se lamberem.

Quem possui animais geralmente os ama de paixão e sempre querem o melhor para os bichinhos, então, lembre-se sempre de consultar um veterinário antes de aplicar qualquer produto em seu amiguinho, eu sempre utilizei este sabão anti-pulgas e deu certo, porém, como se diz aqui no interior... cada caso... é um caso...

Share this:

 
Back To Top
Copyright © 2015 Conceito de Ecologia. Designed by OddThemes