BREAKING NEWS

sábado, 22 de outubro de 2011

Cultivo Milenar

Chrysanthemum é seu nome científico, mas em sua grande maioria é conhecido vulgarmente como crisântemo; trata-se de uma planta de cultivo milenar nos países asiáticos.
A tradição no cultivo do crisântemo atravessa milhares de anos de geração em geração. Em grego, a palavra crisântemo significa "flor de ouro" e talvez por isso é cultivada há mais de 2.500 anos na China, sendo considerada uma das plantas nobres chinesas ganhando espaço de destaque entre o bambu, a ameixeira e a orquídea, que também são consideradas nobres. Tamanha sua reverência pela planta que na China ela foi usada por muito tempo como distintivo oficial do exército, se tornando uma exclusividade da nobreza.
Por sua notável semelhança com o sol nascente, os Budistas a levaram para o Japão, desta forma acabou por se tornar um símbolo do país, inclusive o trono do Imperador era conhecido como o "Trono do Crisântemo".
Não demorou para surgirem lendas sobre a planta e a mais conhecida reza que uma única pétala retirada da flor e colocada no fundo de uma taça de vinho, garantia vida longa e saudável.
O crisântemo chegou ao ocidente por volta do século XVII e agradou tanto quanto na China. Rapidamente foi se propagando por todo o mundo e ganhando os mais variados status por onde chegava. O seu nome foi-lhe atribuído por Carolus Linnaeus, combinando o prefixo grego chrys-, que significa dourado (a cor das flores originais), e -anthemon, que significa flor.
No mundo são mais de 100 espécies de crisântemos e ainda mais de 800 variedades comercializadas. Seu cultivo é fácil, seu porte é herbáceo e geralmente atinge até 1 metro de altura.
Sua floração encanta os olhos pela quantidade e vigor, e acontece durante todo o ano, sua propagação se dá por estacas em estufas e também através de sementes.
O crisântemo precisa de muita luz, porém, não suporta sol direto e se desenvolve melhor em clima quente e úmido.
Avanços genéticos e o cruzamento de variedades transformaram o crisântemo numa planta de diferentes tons, cores, formas e tamanhos, conquistando cada vez mais os consumidores, sendo assim se transformou em excelente fonte de renda para os produtores que investiram dinheiro neste tipo de cultivo.
No varejo de plantas e flores, o crisântemo sempre tem espaço garantido nas prateleiras e conta com consumidores fiéis, já que seu preço é convidativo e ainda trata-se de uma bela flor que não necessita de cuidados especiais.
No Brasil com a proximidade do Dia de Finados já é possível encontrar grandes quantidades desta flor a venda em supermercados e floriculturas.




Share this:

Postar um comentário

 
Back To Top
Copyright © 2015 Conceito de Ecologia. Designed by OddThemes