BREAKING NEWS

sábado, 1 de janeiro de 2011

Aromáticas x Medicinais


As plantas são chamadas de aromáticas porque folhas, raízes, flores ou frutos tem aroma, perfume.
Muitos destes aromas são usados em condimentos para nossas receitas doces ou salgadas, dando o diferencial ao gosto de nosso paladar.
Outros tem destino certo para a área de perfumaria, misturados a outros para formar essências que às vezes atingem alto preço no mercado internacional.

O que dá este aroma que sentimos são partes de elementos voláteis, em geral terpenos, que estão presentes nas plantas. Os que mais sentimos são os que têm o aroma nas folhas , quando roçamos ou esmagamos entre os dedos, como no caso do manjericão (Ocimum basilicum), da hortelã ( Mentha,diversas espécies), do alecrim (Rosmarinus officinalis), do capim limão (Cymbopogon citratus).

Nas plantas medicinais, as quais, nem todas são aromáticas, os elementos com propriedade curativa podem ser encontrados desde as raízes,caule, folhas, flores e sementes.
Algumas plantas consagradas pela sabedoria popular na medicina caseira ou indígena têm merecido a atenção dos pesquisadores e, com a capacidade técnica atualmente disponível, conseguem determinar se é ou não verdade.

Share this:

Postar um comentário

 
Back To Top
Copyright © 2015 Conceito de Ecologia. Designed by OddThemes