BREAKING NEWS

domingo, 2 de janeiro de 2011

Aumento de Temperatura



Durante a 11º Conferência das Cidades, o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) revelou que a grande São Paulo teve um aumento de temperatura de cerca de 2 a 4ºC nos últimos 30 anos e que até o final do século a temperatura na capital Paulista pode subir outros 3ºC em virtude do aquecimento global. Este fato é atribuído à ocupação desordenada da cidade o que causou a formação de "ilhas de calor". O pior é que pesquisadores afirmam que mesmo se o processo de urbanização da cidade pudesse ser interrompido, o aquecimento previsto até 2100 não poderia ser evitado.
A capital Paulista já sofre com um período de estiagem mais prolongado, chuvas mais intensas, que causam inundações, e até mesmo aumento da incidência de raios.
Estudos revelam que além dos riscos ambientais, o adensamento das grandes cidades está gerando metrópoles sem coesão e planejamento, fato este que força cada vez mais os próprios cidadãos resolvem os problemas de mobilidade e de moradia. Por consequencia destas atitudes surgem favelas e ocupações irregulares o que faz agravar os problemas ambientais e acelerar o processo.
Para reverter este quadro é preciso a adoção urgente de políticas capazes de solucionar o problema da ocupação das cidades, é preciso planejamento e propostas eficazes já que grande parte da população mundial está se tornando urbana. Segundo a ONU, as populações urbanas são responsáveis por 75% do consumo de energia e bens e responsáveis por 80% das emissões de carbono, ou seja, essa população desenfreada é que esta causando o aquecimento global.
A 11ª Conferência das Cidades foi promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. O tema da conferência neste ano foi "O futuro das cidades no novo contexto socioambiental".

Share this:

 
Back To Top
Copyright © 2015 Conceito de Ecologia. Designed by OddThemes