BREAKING NEWS

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Recifes - Recriados Artificialmente



Enquanto muitos ignoram a destruição do Planeta e seus recursos naturais, uma pequena parcela luta para criar condições necessárias para melhorar o meio ambiente.
No intuito de criar zonas de interesse para peixes, vagões velhos ou inutilizados estão sendo jogados no oceano e com isso diversos animais marinhos estão sendo atraídos para estes locais, formando assim novos recifes.
Os benefícios vão além da criação de novos recifes, já que estes novos locais podem ser melhor explorados por fotógrafos e mergulhadores, sem causar danos aos recifes naturais que são mais frágeis e sensíveis.
A prefeitura de Nova York destina os vagões que não podem mais ser recuperados, mas é possível encontrar também no fundo do mar, aviões e navios que já se transformaram em parte integrante da vida marinha.
Não há informações de quanto tempo vai demorar para que os novos habitats estejam totalmente ocupados.


No Brasil a Associação MarBrasil faz um trabalho semelhante descartando blocos de concreto na costa paranaense para servirem de moradia para a vida marinha, tudo com a autorização do Ibama, é claro.
Do ano de 2010 até 2013, durante a primeira fase do projeto, foram criados na costa paranaense mais de 3 mil recifes artificiais, visando recuperar e conservar a vida de espécies marinhas.
O Projeto Rebimar constatou uma rápida colonização dos blocos de concreto, mas ainda não é possível avaliar a produção dos recifes e sua influência na pescaria artesanal, embora haja relatos de pescadores do entorno afirmando o aumento de peixes na região.






Share this:

Postar um comentário

 
Back To Top
Copyright © 2015 Conceito de Ecologia. Designed by OddThemes